Em direto
A evolução do mau tempo em Portugal ao minuto

Lamego. Militar encontrado morto após curso de Operações Especiais no Rio Balsemão

Lamego. Militar encontrado morto após curso de Operações Especiais no Rio Balsemão

Um alferes de Infantaria que estava desaparecido desde a noite de segunda-feira, após um incidente durante o Curso de Operações Especiais no Rio Balsemão, em Lamego, foi encontrado morto. O presidente da República já manifestou pesar.

Maria Ribeiro Soares, Carlos Santos Neves - RTP /
Nacho Doce - Reuters

O desfecho foi confirmado pelo Exército. A vítima é João Rafael Paulino dos Santos Cardoso, um militar do Exército natural de Mafra, que no momento do acidente estava a fazer um exercício no âmbito do curso de Operações Especiais, no Rio Balsemão, em Penude, concelho de Lamego, distrito de Viseu.

Segundo fonte do Comando sub-regional do Tâmega e Sousa, o alerta para o desaparecimento foi dado às 23h39 de segunda-feira e esta manhã estavam no local 31 operacionais e onze viaturas. O corpo foi encontrado às 8h50 desta terça-feira.

Em comunicado, o Exército referiu que determinou "a abertura de um processo de averiguações para apurar todas as circunstâncias do ocorrido, em articulação com as autoridades competentes, tendo a Polícia Judiciária Militar (PJM) sido informada".


O Exército lamentou profundamente o sucedido e apresentou "sentidas condolências à família, e amigos. Foram também ativados mecanismos de apoio à família do militar, "incluindo acompanhamento psicológico".
Marcelo Rebelo de Sousa apresenta condolências

O presidente da República manifestou já pesar pela morte do alferes de Infantaria. Em nota publicada no portal da Presidência, pode ler-se que Marcelo Rebelo de Sousa "acompanhou, desde o primeiro momento, o incidente, estando em contacto direto com o general chefe do Estado-Maior do Exército", Mendes Ferrão.

"O presidente da República e comandante supremo das Forças Armadas manifesta o seu pesar pela morte do alferes de Infantaria João Rafael Paulino dos Santos Cardoso que se encontrava a frequentar o Curso de Operações Especiais", lê-se no mesmo texto.

O chefe de Estado "apresenta as mais sentidas condolências aos familiares, amigos e camaradas e expressa a sua profunda solidariedade".

c/ Lusa

Tópicos
PUB